Jacob Palis

Jacob Palis
Jacob Palis
Conhecido(a) por Sistemas dinâmicos, Teorema de Smale–Palis, Conjectura de Palis[1][2]
Nascimento 15 de março de 1940 (84 anos)
Uberaba
Residência Brasil
Nacionalidade brasileiro
Alma mater Universidade da Califórnia em Berkeley, Universidade Federal do Rio de Janeiro
Prêmios Prêmio Balzan (2010)
Prêmio Faz Diferença do jornal O Globo (2010)
Orientador(es)(as) Stephen Smale[3]
Orientado(a)(s) Welington de Melo, Ricardo Mañé, Enrique Pujals
Instituições IMPA
Campo(s) Matemática
Tese 1968: On Morse-Smale Diffeomorphisms

Jacob Palis Júnior (Uberaba, 15 de março de 1940) é um matemático brasileiro. Palis recebeu o Prêmio Balzan em 2010 por suas contribuições à teoria dos sistemas dinâmicos.[4]

Foi para o Rio de Janeiro em 1956, graduando-se em engenharia pela então Universidade do Brasil (atual Universidade Federal do Rio de Janeiro), onde ingressou em 1958. Em agosto de 1964 iniciou a pós-graduação na Universidade da Califórnia em Berkeley, orientado por Stephen Smale.

É desde 1973 professor do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). Foi diretor do instituto de 1993 a 2003. Contribuiu para a expansão da grade curricular da matemática no Brasil. Foi o presidente da Academia Brasileira de Ciências, de 2007 a 2016, e da Academia de Ciências dos Países em Desenvolvimento (TWAS). É coordenador do Instituto do Milênio ("Avanço Global e Integrado da Matemática Brasileira"). É membro estrangeiro da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos, da Accademia dei Lincei, da Academia da China,[5] da Academia Leopoldina, da Academia das Ciências de Lisboa e da Académie des Sciences.


From Wikipedia, the free encyclopedia · View on Wikipedia

Developed by Tubidy